Demanda

Irani avança rumo à sustentabilidade energética

O compromisso ESG (Ambiental, Social e Governança) é um conjunto de práticas que as empresas devem adotar para promover a sustentabilidade. A Irani – uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil – avança nos cumprimentos desse compromisso. O objetivo da companhia é atingir a autossuficiência energética de fontes renováveis em 100% das suas operações.

Uma das ferramentas que a Irani usa é o portfólio Gaia, que conta com 10 projetos de expansão para ampliar as produções da empresa e a autossuficiência energética. O projeto Gaia I conta com uma caldeira de recuperação, equipamentos novos e reformas em uma das unidades de Santa Catarina.

A caldeira de recuperação é responsável pela queima do Licor Negro, subproduto do cozimento dos rejeitos da celulose. Esse resíduo é obtido nos processos Kraft – mais comuns – e costuma ser descartado. Com a instalação da caldeira, será possível obter energia elétrica e recuperar parcialmente alguns produtos como a Soda Cáustica. Essa reciclagem do resíduo faz com que haja reutilização da soda e, consequentemente, haverá redução da demanda da empresa por esse produto.

Adaptado GlobalKem | 17 de outubro de 2023

Fonte
Irani
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar