Demanda

Frete está 13,6% defasado e transportadoras dão descontos

Os valores do frete rodoviário de carga no Brasil estão 13,6% defasados. Além disso, as transportadoras oferecem descontos de, em média, 4,7% nos transportes contratados. A informação é da NTC&Logística, que realiza um estudo regular para mapear a atividade no País. O levantamento é feito pelo Departamento de Custos Operacionais (Decope) e conta com a participação de 7.236 transportadoras.

O índice recém-apurado é um pouco menor que os 13,9% registrados no início do ano. A praxe do mercado é que as transportadoras corrijam os valores de frete anualmente, entre março e junho. Neste ano, com a covid-19 e a retração do setor, as empresas não estão conseguindo repassar a alta. Isso compromete a saúde financeira das transportadoras.

O levantamento feito pela NTC revela que 52,2% das transportadoras pesquisadas estão concedendo descontos médios de 10,2% nos fretes. Das empresas participantes do levantamento, 11% reajustaram os preços após o início da pandemia. A alta foi de, em média, 7,8%. Do total de companhias consultadas, 36,7% não fizeram reajustes nem deram descontos.

Durante a decretação da pandemia, o setor amargou grande prejuízo. No período entre os dias 16 e 23 de março, a queda na demanda por transportes no Brasil foi de, em média. 26%. Em abril, o recuo se consolidou. Apenas cinco semanas após a OMS reconhecer que havia uma pandemia, a retração chegou a 45,2%.

Entre o fim de maio e o início de junho, começaram a surgir sinais de recuperação. No levantamento mais recente da NTC, que avalia o setor entre os dias 22 e 26 de junho, a retração foi de 22,9%. Os números ainda são negativos, mas mostram que a tendência de recuperação continua firme.

Fonte
Estadão
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar