Demanda

Emplacamento de veículos retraiu 8,29% em maio

Segundo dados divulgados nesta terça-feira (04) pela Fenabrave – associação que representa as concessionárias brasileiras, o volume de emplacamentos de veículos reduziu 8,29% no mês de maio ante abril. O resultado foi atribuído a um mês com menos dias úteis, além de impactos relacionados ao cenário de enchentes no Rio Grande do Sul.

Levando em consideração a análise por segmento, todos apresentaram retração em maio, quando comparado ao volume de emplacamentos realizados em abril. A redução mais expressiva foi apresentada pelo grupo Ônibus, o qual registrou queda de 22,94% em maio, frente abril, com 1.683 emplacamentos.

Apesar do Rio Grande do Sul ter 722 concessionárias de veículos, cerca de 300 foram impactadas pelas chuvas intensas, o que representou cerca de 4% sobre a queda de 11,95% vista na comercialização de Automóveis e Comerciais Leves.

Na comparação anual, apenas o segmento de Ônibus e Implementos Rodoviários apresentou retração. Neste sentido, a alta mais pronunciada foi atribuída aos caminhões, com aumento de 18,66% no período comparativo.

A redução mensal no volume de emplacamento de veículos sugere uma desaceleração do setor automobilístico, afetada também pelos eventos climáticos no Sul, o que pode impactar na demanda por insumos como aço, polímeros e resinas.

Adaptado GlobalKem | 05 de junho de 2024

Fonte
Fenabrave
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar