Demanda

Demanda de polietileno e polipropileno permanece reduzida no mercado internacional

Nas primeiras semanas de janeiro, a demanda por polímeros nos principais segmentos consumidores permaneceu em níveis mais baixos.

A China, grande consumidor de polietileno e polipropileno, já apresenta uma atividade industrial reduzida devido ao Ano Novo Chinês. Para os próximos meses, pode haver uma retomada na demanda com o encerramento das políticas restritivas da covid zero. Porém, a situação ainda é incerta, visto que os altos índices de infecção nas principais províncias podem gerar afastamentos dos postos de trabalho, proporcionando uma manutenção temporária do cenário de covid zero.

Nos Estados Unidos, as recentes expansões de capacidade produtiva ocorreram ao mesmo tempo em que a demanda geral permaneceu lenta, ocasionando elevação nos estoques. Além disso, no final de dezembro, algumas produtoras químicas na região do Golfo dos Estados Unidos que não tem estrutura para operar com temperaturas muito baixas realizaram paradas, para evitar danos nas instalações, dentre essas empresas estava a fábrica de polipropileno da Braskem.

Já na Europa, o mercado de polipropileno provavelmente continuará em baixa em 2023, devido à demanda fraca e falta de competitividade no mercado ocasionadas principalmente pelos preços da energia.

Fonte
Globalkem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar