Demanda

Aportes anunciados na indústria automotiva brasileira somam quase R$ 100 bilhões em 2024

Na coletiva mensal realizada pela Anfavea no dia 08 de fevereiro, o principal destaque foi o investimento que o setor automobilístico tem recebido no Brasil. Os aportes já somam quase R$ 100 bilhões e devem continuar a crescer, tanto pelas existentes quanto pelas novas entrantes do setor.

O objetivo, tanto da Anfavea, quanto do governo federal, é de ultrapassar os 100 bi ainda em 2024. O Brasil é uma região altamente atrativa às empresas produtoras e montadoras dos principais tipos de veículos.

Durante o primeiro mês do ano, houve alta de 13,1% nas vendas de veículos ao comparar com o mesmo período do ano anterior. Os emplacamentos de carros novos foram de 162 mil unidades, com destaque para automóveis e comerciais leves.

A comercialização de veículos pesados seguiu movimento contrário, com queda de 21,4% para caminhões e 32,1% para ônibus, principalmente devido às altas vendas em janeiro do ano passado.

As exportações, por sua vez, iniciaram o ano com ritmo desacelerado, exportando apenas 18,8 mil unidades. Com essa combinação de alta no mercado interno, elevação das importações e queda nas exportações, a produção de 152,5 mil unidades se manteve no patamar de janeiro de 2023.

Veículos rodoviários representam parcela significativa da demanda por polímeros, principalmente para a produção de peças como para-choques, puxadores, molduras, entre outros.

Adaptado GlobalKem | 15 de fevereiro de 2024

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar