DemandaMercado

Apesar de custos produtivos com o MEG em alta, os preços do PET permaneceram estáveis na primeira quinzena de novembro nos EUA

Os preços do polietileno tereftalato (PET) permaneceram estáveis nos Estados Unidos, girando em torno de US$ 1200 por tonelada FAS Houston na primeira quinzena de novembro, apesar de aumentos nos custos de matérias-primas, como o monoetilenoglicol (MEG). A estabilidade veio como reflexo dos estoques elevados e uma demanda moderada.

A baixa demanda foi atribuída a condições econômicas desafiadoras, incluindo inflação e queda nos gastos dos consumidores, que afetaram importantes segmentos consumidores, como o de embalagens. Vale ressaltar que esse setor tem priorizado o gerenciamento de custos e a utilização de estoques existentes, evitando novas aquisições.

No lado da oferta, o mercado de PET foi amplamente abastecido por importações asiáticas de baixo custo, amortecendo o impacto de interrupções logísticas causadas por greves em portos canadenses, como Vancouver e Prince Rupert. Apesar dessas dificuldades, altos estoques domésticos evitaram escassez no mercado americano.

No curto prazo, a expectativa é que os preços do PET se mantenham em baixa, com maior retração limitada pelos custos produtivos em alta. Para os próximos meses, o aumento da demanda pelo período de festas pode movimentar o mercado de PET, impactando também o cenário de preços do monoetilenoglicol.

Autoral GlobalKem | 21 de novembro de 2024

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar