Demanda

Anfavea ajusta previsões para o setor automotivo em 2024, o que deve impactar o mercado insumos industriais

A Anfavea, representante das montadoras automobilísticas brasileiras, apresentou a revisão, nesta quinta-feira (04), de suas previsões de desempenho para 2024. A expectativa de crescimento da produção de veículos foi reduzida de 6,2% para 4,9%, devido à queda nas exportações e ao aumento de carros importados no mercado nacional, o que impede que a produção acompanhe o crescimento do consumo interno de automóveis.

Mesmo assim, a Anfavea espera recuperação na produção ao longo dos próximos meses, com o retorno das fábricas de carros e autopeças no Rio Grande do Sul, após as enchentes, e o crescimento do mercado interno. Ainda, a demanda surpreendeu no primeiro semestre, levando a Anfavea a aumentar a previsão de crescimento das vendas de veículos em 2024 de 6,1% para 10,9%. Em contrapartida, a expectativa para as exportações foi ajustada para uma queda de 20,8%, ao invés do crescimento inicial de 0,7%.

Considerando todos os segmentos da indústria, a Anfavea estima que o setor produzirá 2,44 milhões de veículos até o final do ano. Para o mercado interno, a previsão é de 2,56 milhões de unidades vendidas, com 1,14 milhão de veículos já comercializados no primeiro semestre, representando um aumento de 14,6%. A projeção para exportações é de 320 mil veículos em 2024.

A expectativa de aumento no volume de produção ao longo dos próximos meses deve impactar significativamente o mercado de insumos industriais, polímeros, resinas e Ácido sulfúrico, tendo em vista que estes materiais são essenciais para fabricação de componentes automotivos.

Adaptado GlobalKem | 04 de julho de 2024

Fonte
Anfavea
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar