MercadoNotícias

China luta para aliviar cortes de energia em meio a onda de calor

A China luta para aliviar a escassez de energia e trazer mais água para a bacia do rio Yangtze, atingida pela seca, enquanto enfrenta uma onda de calor recorde, implantando fundos de ajuda, semeando nuvens e desenvolvendo novas fontes de abastecimento.

Por mais de dois meses, as temperaturas de cozimento interromperam o crescimento das plantações, ameaçaram a pecuária e forçaram as indústrias nas regiões dependentes de energia hidrelétrica do sudoeste a fechar para garantir o fornecimento de eletricidade para as residências.

A China alertou repetidamente que enfrenta uma proliferação de eventos climáticos extremos nos próximos anos, à medida que tenta se adaptar às mudanças climáticas e aos aumentos de temperatura que provavelmente serão mais severos do que em outros lugares.

O calor extremo atual provavelmente deriva de um “caso especial” de alta pressão de uma alta subtropical do Pacífico Ocidental que se estende por grande parte da Ásia, disse Cai Wenju, pesquisador do instituto nacional de pesquisa científica da Austrália, CSIRO.

Nesta quarta-feira (17), a província de Sichuan, no sudoeste da China, disse que racionaria o fornecimento de energia para residências, escritórios e shopping centers, depois de já ter ordenado que produtores de metais e fertilizantes com uso intensivo de energia reduzissem as operações.

No que parece ser um apelo oficial para reduzir o uso de eletricidade, os escritórios do governo foram solicitados a ajustar os condicionadores de ar a não menos de 26ºC e usar mais escadas em vez de elevadores, o Sichuan Daily, administrado pelo governo provincial governo, disse.

Fontes, shows de luzes e atividades comerciais após o anoitecer devem ser suspensos, acrescentou.

A escassez de energia também levou várias empresas na extensa região de Chongqing, na fronteira com Sichuan, a dizer que suspenderiam a produção.

Fonte
CNN
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar