LogísticaNotícias

Bloqueios por Covid na China pioram congestionamentos portuários

O congestionamento nos principais portos chineses de Shenzhen e Hong Kong devido aos bloqueios do Covid-19 subiu para o nível mais alto em cinco meses, representando possíveis atrasos nas mercadorias que vão para os EUA neste verão. 

Havia aproximadamente 174 navios ancorados ou carregando nos hubs do sul da China, o maior número desde 21 de outubro, quando a região enfrentou as consequências do tufão Kompasu. Uma fila de navios também está crescendo em Xangai. 

“Shenzhen é o segundo porto mais movimentado ao lado de Xangai, então esperamos ver uma mudança significativa de volume para os outros portos da China”, disse Ryan Closser, diretor da FourKites, fornecedora de informações da cadeia de suprimentos. “Mais algumas semanas de paralisação podem não ter uma grande interrupção, mas quanto mais tempo a área estiver fechada, mais efeito cascata terá.”  

Os atrasos ocorrem quando a China impôs os controles mais rígidos do Covid-19 desde o surto inicial, há dois anos. O centro de tecnologia Shenzhen está suspendendo um bloqueio de uma semana depois de ordenar que fábricas fechem e caminhoneiros participem de testes em massa para o vírus. 

As infecções em Xangai ainda estão aumentando, estimulando a preocupação de que as medidas de combate ao vírus possam afetar o transporte de mercadorias para o maior porto do mundo. Congestionamento e tempos de espera mais longos foram observados nos terminais de contêineres Yantian e Shekou, em Shenzhen, na terça-feira, disse a transportadora CMA CGM SA em um comunicado aos clientes. 

Os bloqueios chegaram em um momento inoportuno para os consumidores nos EUA, que estão vendo o congestionamento de navios porta-contêineres diminuir em Los Angeles e Long Beach, na costa oeste. Os atrasos no Trans-Pacífico mudaram em grande parte para a Ásia, com a China vendo 14% mais navios do que a média de abril de 2021. Os navios nos EUA são 6,2% menos do que a média.

Fonte
gCaptain
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar