Mercado

SIBUR e TAIF fazem lobby para aumentar imposto de importação de Polietileno na Rússia

O Conselho da Comissão Econômica da Eurásia (CEE) apoiou a proposta de iniciativa da Federação Russa sobre a alocação de certos tipos de polímeros de etileno em formas primárias (Grupo 3901 TN VED) não produzidos na EAEU, bem como polímeros de etileno de baixa densidade (LDPE), que são produzidos em quantidades suficientes, disse uma fonte do departamento.

Para a primeira categoria de mercadorias, a alíquota do imposto de importação permanecerá zero e, para a segunda, o nível de proteção tarifária aumentará para 6,5% pelo período de um ano. O tamanho da taxa de direito temporário da tarifa aduaneira comum da União Econômica da Eurásia (EAEU) para polímeros de etileno de baixa densidade é limitada ao máximo possível de acordo com as obrigações tarifárias da Rússia e do Cazaquistão no âmbito da OMC pelo nível de vinculação. A decisão do Conselho da CEE entrará em vigor 10 dias a partir da data da sua publicação oficial.

“A decisão tomada visa criar condições favoráveis para o desenvolvimento da produção de polímeros de etileno de baixa densidade e aumentar a participação do consumo no mercado interno de bens produzidos por empresas da EAEU, bem como promover a substituição de importações de análogos estrangeiros”, disse Vaagn, Diretor do Departamento de Tarifas Aduaneiras e Regulamentação Não Tarifária da CEE Ghazaryan .

O volume do mercado russo de PEBDL em 2019 foi de 378 mil toneladas, enquanto a participação das marcas importadas representou cerca de 47% do consumo. Apenas o Grupo TAIF produziu LLDPE na Rússia até 2020 com um volume de produção anual de até 220 mil toneladas.

Após o comissionamento da planta ZapSibNeftekhim (parte da SIBUR Holding ) em 2020, onde quatro unidades de polimerização foram comissionadas para a produção de vários graus de polietileno de alta densidade (HDPE) e polietileno linear de baixa densidade (LLDPE) com uma capacidade agregada de 1,5 milhões de toneladas por ano, os produtores locais são capazes de atender plenamente à demanda doméstica. Entre os países da EAEU, a produção de LLDPE também está disponível no Uzbequistão, no Shurtan Gas-Chemical Complex (SHGCC), com capacidade de 125 mil toneladas por ano.

A União Russa de Processadores de Plásticos (UPL) havia se oposto anteriormente à introdução de um direito de importação sobre o LLDPE e enfatizou que a introdução do direito levaria a um aumento no preço de venda de LLDPE dos produtores locais. “O aumento dos preços das matérias-primas ao longo da cadeia, por meio dos processadores de plásticos, levará a um aumento nos preços dos produtos acabados e materiais de construção, o que anulará as medidas tomadas pelo Governo da Federação Russa para apoiar as indústrias de processamento e inevitavelmente aumentará a taxa de inflação”, disse Petr Bazunov, CEO da SPP.

Fonte
Plastinfo
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar