Geopolítica

Turquia pode impor proibição de importação de polímeros da Arábia Saudita

A escalada do conflito entre a Turquia e a Arábia Saudita pode levar à suspensão das exportações de polímeros da Arábia Saudita para o mercado turco. Anteriormente, o governo da Arábia Saudita impôs uma proibição oficial às importações de todos os produtos da Turquia desde o início de outubro, mas até agora isso não afetou o mercado de polímeros. A Arábia Saudita é o maior fornecedor de poliolefinas para a Turquia.

Vários participantes do mercado não excluem a introdução de proibições retaliatórias da Turquia ou um aumento nas tarifas de importação da Arábia Saudita, o que pode afetar o fornecimento de polietileno e polipropileno, que podem ser substituídos por suprimentos da Rússia e dos países da CEI.

O volume de suprimentos de polietileno de alta densidade (PEAD) da Arábia Saudita para a Turquia em 2019 foi de 151 mil toneladas, polietileno linear de baixa densidade (LLDPE) – 187 mil toneladas e polietileno de baixa densidade (PEBD) – 47 mil toneladas. Por sua vez, a importação de polipropileno (PP) para o mercado turco da Arábia Saudita atingiu 737 mil toneladas no ano passado.

Fonte
PlastInfo
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar