Geopolítica

Arábia Saudita pressiona membros da OPEP+ para que cumpram os acordos de produção de petróleo

A Arábia Saudita redobrou sua cruzada pelo cumprimento da OPEP+, pressionando os violadores de cotas da aliança para compensar o excesso de produção de petróleo bruto com cortes mais profundos nas próximas semanas, em nome da justiça e estabilidade do mercado.

Nigéria e Iraque, dois dos maiores retardatários do cumprimento, receberam ligações do rei Salman da Arábia Saudita e do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, respectivamente, para “enfatizar a importância” de aderir aos compromissos da OPEP+, incluindo os chamados “cortes de compensação” que estão programados para implementar em agosto e setembro, informou a Agência de Imprensa Saudita oficial.

Dados compilados para o comitê e vistos pela S&P Global Platts mostram que a coalizão OPEP+ de 23 países excedeu suas cotas em 357.000 b/d de maio a julho, embora isso seja agravado por um significativo excesso de conformidade da Arábia Saudita, que disse que pretendia liderar por exemplo, com um corte voluntário de 1 milhão b/d extra em junho.

“À medida que avançamos, devemos nos esforçar para alcançar total adesão ao nosso acordo”, disse o príncipe Abdulaziz em seu discurso de abertura da reunião online do Comitê Misto de Monitoramento Ministerial. “Isso não apenas acelera o reequilíbrio dos mercados globais de petróleo, mas também envia uma mensagem séria de que há um novo espírito de determinação e disciplina em nosso grupo.”

Fonte
S&P Global
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar