Eventos

O furacão Ida interrompe mais de 90% da produção de petróleo e gás no Golfo do México

Especialistas afirmam que as refinarias de petróleo fechadas respondem por 9% do total do país.

Como se reverter o curso do rio Mississippi, forçando hospitais a se abrigarem com pacientes que não podiam ser movidos, e quase desligar a energia e a internet em Nova Orleans não fosse suficiente, o furacão Ida também interrompeu a produção de petróleo e gás.

O Bureau de Segurança e Fiscalização Ambiental no domingo disse que 95,6% da produção atual de petróleo e 93,7% da produção de gás no Golfo do México foram desligados em resposta ao furacão Ida, que atingiu o continente como uma poderosa tempestade de categoria 4 na Louisiana . Os operadores offshore do Golfo tiveram que evacuar o pessoal devido a Ida e, no domingo, moveram os trabalhadores de 288 plataformas de produção, ou 51,4% das plataformas tripuladas na área, e 11 sondas, ou 100% das estruturas na área.

Além disso, o BSEE relatou que 10 plataformas dinamicamente posicionadas – que não estão ancoradas no fundo do mar e podem mudar de local em um período de tempo relativamente curto – saíram do caminho projetado para a tempestade. Eles representam 66,7% do total de plataformas posicionadas dinamicamente no Golfo do México.

Um furacão que atinge a terra nesta área é uma das piores coisas que podem acontecer à indústria do petróleo, e pode impactar os oleodutos que transportam combustível para a Costa Leste. Andy Lipow, presidente da empresa de consultoria Lipow Oil Associates, com sede em Houston, disse ao estabelecimento que seis refinarias em Nova Orleans estão fechadas no momento. Essas refinarias – que incluem PBF, Phillips, Shell, Marathon e duas refinarias Valero – produzem 1,7 milhão de barris por dia, ou 9% do total do país.

No entanto, Lipow disse que ainda havia três refinarias pertencentes a Exxon, Placid e Kratz Springs na área de Baton Rouge operando no que parecia ser uma capacidade reduzida. Essas refinarias são responsáveis ​​por cerca de 700.000 barris por dia, ou 3,5% do consumo diário dos EUA. Embora essas refinarias ainda estejam operando, alguns esperam que os preços do petróleo e do gás aumentem após a tempestade.

“Agora é um jogo de espera para avaliar os danos causados ​​pelo vento e inundações quando o furacão passar pela área”, disse Lipow.

Fonte
GIZMODO
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar