Mercado

Utilização da capacidade produtiva alemã permanece em queda, refletindo desafios produtivos e políticos

A indústria alemã permanece operando com baixa utilização da capacidade produtiva, levando em consideração desafios produtivos e políticos, além de fraca demanda interna. Neste sentido, a taxa operacional retraiu 3% em comparação ao primeiro trimestre de 2024, alcançando apenas 75,1%, marcando o 11º trimestre em que a taxa ficou abaixo da média de longo prazo (82%).

O resultado foi impulsionado por custos produtivos com energia e matéria-prima em patamares mais elevados no período, falta de mão de obra qualificada, fraca demanda doméstica e incertezas geopolíticas que vem impactando a região europeia desde meados do primeiro trimestre.

Em relação à produção de químicos no país, apesar da recuperação vista no início do ano, atualmente existem apenas demandas pontuais para abastecimento de estoques e atendimento de mercado consumidores. A expectativa para este setor é que a produção volte a ganhar força apenas em 2025-2026, tendo em vista que o volume previsto para ser comercializado ao longo do segundo semestre, apesar de poder impulsionar as vendas, deve permanecer com o cenário de falta de lucratividade aos produtores.

Autoral GlobalKem | 01 de agosto de 2024

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar