Mercado

PMI dos EUA indica aceleração da atividade industrial em junho

Em junho, a atividade empresarial dos Estados Unidos atingiu o nível mais alto dentro de 26 meses, impulsionada principalmente pela recuperação no emprego. Ainda, a redução das pressões sobre os preços indica uma possível desaceleração sustentada da inflação. Segundo a S&P Global, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto dos EUA subiu para 54,6, o maior nível desde abril de 2022, com os setores de serviços e de manufatura contribuindo para o crescimento.

Apesar desse desempenho positivo, outros indicadores mostraram uma economia mais fraca, com vendas no varejo quase estagnadas em maio e a construção de moradias caindo para o nível mais baixo em quase quatro anos, indicando enfraquecimento do segmento de construção civil. O Federal Reserve, na tentativa de controlar a inflação, aumentou as taxas de juros em 525 pontos-base, mas a economia está perdendo o impulso.

O cenário econômico ainda foi impulsionado pelo aumento de novos pedidos, além da alta no índice de emprego, cujo acelerou pela primeira vez em três meses, refletindo uma maior confiança empresarial e aumento da demanda. Em contrapartida, os preços de insumos e produtos diminuíram, alinhando-se com a meta de inflação de 2% do Fed.

A recuperação da atividade empresarial nos EUA, refletida pelo aumento no Índice de Gerentes de Compras (PMI), deve impulsionar a produção de insumos industriais, impactando o mercado de insumos como Coque de Petróleo, Soda Cáustica e Enxofre. Além disso, a retração das pressões inflacionárias pode estabilizar os preços, oferecendo melhores condições de compra para as indústrias brasileiras que dependem desses insumos importados.

Adaptado GlobalKem | 27 de junho de 2024

Fonte
InfoMoney
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar