Com -5,9 pontos, ó índice de Sentimento Econômico na Zona do Euro é o maior desde 2022
Após registro de -10,5 pontos, o Sentimento Econômico na Zona do Euro avançou para -5,9 em abril, apresentando o melhor resultado desde fevereiro de 2022, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (08) pelo instituto alemão Sentix. Ainda, o indicador de expectativas retornou ao campo positivo, com +5,0 pontos, contrariando os valores apresentados desde o início dos conflitos na Ucrânia e devendo cessar o período de estagnação na Zona do Euro.
Apesar do instituto informar que a recuperação econômica está ganhando amplitude internacionalmente, o indicador de Situação Atual demonstra que ainda há um longo caminho a ser percorrido, pois apesar de apresentar melhora há seis meses consecutivos, ainda se encontra em um patamar de -16,3 pontos.
O índice de Situação Atual apenas se recuperou da mínima alcançada em outubro de 2022, quando, por conta dos receios sobre um possível uma crise energética, o índice chegou a -38,5 pontos.
A nível global, o indicador agregado aumentou pelo sexto mês seguido, subindo para +9,2 pontos – nível mais alto desde fevereiro de 2022. E praticamente todas as regiões do mundo tem contribuído para tal resultado, inclusive os Estado Unidos, que avançou 2,0 pontos em um mês (de +16,9 para +18,9 pontos).
Adaptado GlobalKem | 08 de abril de 2024