MercadoSem categoria

Termelétrica da Petrobras em Camaçari é alugada para a Proquigel


Com foco na exploração de óleo e gás em águas profundas e ultraprofundas do pré-sal, a gigante brasileira do petróleo Petrobras, informou em fato relevante ao mercado, no dia 26 de novembro, que terminou com sucesso e validade até agosto de 2030, contrato de arrendamento da Usina Termelétrica TermoCamaçari (UTE TermoCamaçari), localizada no estado da Bahia, para a Proquigel Química, controlada da Unigel.

De acordo com comunicado da estatal, o arrendamento da Usina Termelétrica TermoCamaçari está em linha com a estratégia da empresa de aprimorar a alocação de capital e construir um ambiente favorável à entrada de novos participantes no segmento de gás e energia.

A UTE TermoCamaçari é uma termelétrica a gás natural localizada em Camaçari, Bahia, com capacidade instalada de 120 MW. Antes da revogação da outorga de geração, ocorrida em 16/03/2021, nos termos da Resolução Autorizativa da ANEEL nº 9.781, a unidade operava sob demanda, com base nas decisões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

PROQUIGEL ASSUME FÁBRICAS DE FERTILIZANTES NITROGENADOS DA PETROBRAS NA BAHIA E SERGIPE (FAFEN) POR DEZ ANOS
Em 4 de agosto de 2020, ocorreu a posse das novas instalações da empresa Proquigel Química SA, que arrendou as Fábricas de Fertilizantes Nitrogênicos Sergipe e Bahia (Fafen) da Petrobras por 10 anos. Em março deste ano, a nova empresa gerou empregos na Bahia e em Sergipe assim que passou a operar nas fábricas.

Com atividades em estados vizinhos, a Proquigel desembolsou cerca de R $ 177 milhões na transação para controlar as Fafens da Bahia e Sergipe, da Petrobras, por uma década, que poderia ser prorrogada por igual período.

O arrendamento inclui, além das fábricas da Petrobras, os terminais marítimos de amônia e ureia do Porto de Aratu, na Bahia. O plano, segundo a empresa, é que a operação comece no início de 2021.

Produtora de amônia, ureia fertilizante, ureia pecuária, ureia industrial, ácido nítrico, hidrogênio e dióxido de carbono, a Fafen de Sergipe, localizada no município de Laranjeiras, está em hibernação desde o início de 2019. Segundo o Governo de Sergipe, o Capacidade A capacidade de produção da fábrica já chega a 300 mil toneladas de sulfato de amônio por ano, com exportação para todo o mundo.

Desde que a Petrobras iniciou a hibernação da empresa, o Governo procurou, na época, de diversas formas, encontrar soluções para não perder produção e atividade de tal proporção no estado, já que a Fafen sempre teve grande importância no desenvolvimento econômico do Baixo . Cotinguiba.

SOBRE UNIGEL
A Unigel é uma das maiores empresas químicas brasileiras, com posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados na América Latina. A empresa atua no segmento de fertilizantes por meio de sua subsidiária Proquigel Química SA Em 2019, a empresa arrendou da Petrobras as fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-BA) e Sergipe (Fafen-SE).

Fonte
O Petróleo
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar