Clariant e IGL formam JV para derivados renováveis de óxido de etileno
A Clariant, empresa de especialidades químicas, sustentável e inovadora, e a India Glycols Limited (IGL), uma empresa líder na fabricação de produtos químicos baseados em tecnologia verde, anunciaram uma parceria estratégica para estabelecer uma joint venture (JV) em derivados renováveis de óxido de etileno (EO).
Sob os termos do acordo proposto, a India Glycols contribuirá com seu negócio de derivados renováveis Bio-EO para a joint venture, que inclui uma instalação de produção polivalente, incluindo uma planta de alcoxilação localizada em Kashipur, Uttarakhand (Índia). Em troca, a Clariant contribuirá com seus negócios locais de especialidades industriais e de consumo na Índia, Sri Lanka, Bangladesh e Nepal, detidos pela Clariant India Ltd., bem como um pagamento em dinheiro líquido para atingir uma participação de 51% e, portanto, participação majoritária.
Ao combinar a capacidade de produção e distribuição, a JV deve se tornar um fornecedor líder de materiais renováveis para o mercado de atendimento ao consumidor em rápido crescimento na Índia e países vizinhos.
A parceria está sujeita às aprovações regulamentares habituais.
“Esta oportunidade de parceria com a India Glycols é um passo importante na jornada da Clariant para fortalecer nosso portfólio principal, ao mesmo tempo em que agrega valor com sustentabilidade. Ele aumenta a capacidade de nossos negócios de especialidades industriais e de consumo na Índia, enquanto o acesso a óxido de etileno renovável amplia nossa oferta global aos clientes e isso torna a Clariant líder em derivados de óxido de etileno “verdes”, disse Conrad Keijzer, CEO da Clariant.
Para apoiar a produção, a India Glycols concordou com um contrato de fornecimento de longo prazo para óxido de etileno feito de bioetanol, bem como outras utilidades.