
O Porto de Santos movimentou 16,6 milhões de toneladas em maio de 2025, 5,1% a mais do que apresentado no mesmo mês do ano passado. O resultado é um recorde para um único mês e é o reflexo da economia, do fortalecimento das relações comerciais do Brasil com outros países, assim como, dos investimentos em infraestrutura e modernização do maior complexo portuário da América Latina.
No acumulado de janeiro a maio o porto aumentou sua relevância na logística nacional, sendo responsável por 29,8% da corrente comercial brasileira. Entre todos os produtos que desembarcaram no porto, destaca-se o Enxofre, com 141,8 mil toneladas e a Soda Cáustica com 129,7 mil toneladas, apresentando alta de 29,9% e 65,3%, respectivamente, comparados ao mesmo período no ano passado.
Vale ressaltar que cerca de 80% da demanda de Enxofre brasileira é suprida por volumes de importação, enquanto a de Soda Cáustica representa aproximadamente 55%. Neste sentido, os investimentos nos portos brasileiros podem ser promissores para alavancar o abastecimento nacional, inclusive com volumes satisfatórios de insumos industriais.
Adaptado GlobalKem | 25 de junho de 2025