Mercado

Produção nacional de veículos retrai 5,9% em maio

Segundo dados divulgados no relatório mensal da Anfavea, publicado na última quinta-feira (05), foram emplacados 1 milhão de veículos no acumulado de 2025. No período de janeiro a maio, o patamar foi de 986,1 mil unidades, 6,1% a mais do que o mesmo período no ano anterior. Além disso, as exportações também avançaram em maio, apresentando o melhor resultado desde agosto de 2018.

Apesar do avanço nas vendas e exportações, a produção não acompanhou a tendência mensal, retraindo 5,9% em relação a abril, com 214,7 mil unidades. Comparado a maio de 2024 a produção apresentou alta de 28,8%, contudo, a base de dados foi comprometida pelas enchentes no Rio Grande do Sul. No acumulado anual, a produção ainda é superior em 10,6%.

Quanto às exportações, o resultado foi influenciado pelo aquecimento do mercado argentino, e uma boa média diária de vendas domésticas em maio, de 10,7 mil unidades. Para as importações, estas continuam ganhando espaço, atingindo a marca de 190 mil no acumulado do ano, com 39,7 mil unidades apenas em maio.

O aumento do consumo de veículos estrangeiros, frente ao produzido em território nacional indica que o mercado doméstico está ficando em desvantagem. Além disso, a retração da fabricação nacional de veículos poderá afetar o mercado de insumos atrelados aos automóveis, como os polímeros: Polietileno e Polipropileno.

Adaptado GlobalKem | 07 de junho de 2025

Fonte
Anfavea
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar