Mercado

Índice de confiança da indústria registra alta no mês de maio e traz melhoras na expectativa para os próximos meses

O índice de confiança da indústria registrou alta de 0,9 ponto, atingindo 98,9 pontos em maio. Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, anunciou que, em um ano com muita oscilação, a confiança da indústria apresentou sua maior alta no ano. Apesar disso, nota-se um grande aumento no nível de estoques, o que pode ser um alerta para os empresários.

O economista ainda diz que com a pequena melhora da demanda atual, as empresas pretendem aumentar sua produção os próximos meses e que o resultado para o futuro é promissor. Contudo, apesar dessa perspectiva de melhora no curto prazo, os empresários devem enfrentar um cenário complexo para a indústria no segundo semestre, devido ao conjunto de política monetária contracionista junto a expectativa geral da desaceleração da economia.

A pesquisa do mês de maio trouxe alta de confiança em onze dos dezenove segmentos industriais. O resultado apresentou piora no Índice de Situação Atual (ISA) retraindo 1,0 ponto, para 98,1 pontos. Entretanto, houve melhora nas expectativas para os próximos meses, o Índice de Expectativa (IE) subiu 2,7 pontos, para 98,0 pontos.

Adaptado GlobalKem | 29 de maio de 2025

Fonte
FGV IBRE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar