Mercado

Preço do minério de ferro registra alta devido a firme demanda, mas dados baixos do mercado chinês limitam ganhos

Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta terça-feira (20/05) em meio à firme demanda de curto prazo para a fabricação de aço.

A produção das mineradoras de ferro chinesas aumentou semana passada, devido a retomada de operações em algumas minas. O volume total de minério de ferro produzido aumentou 2% em relação à semana passada, atingindo aproximadamente 498.000 toneladas por dia.

A produção de ferro gusa caiu 0,35% em relação ao mês anterior, atingindo 2,45 milhões de toneladas, entretanto, a produção ainda é relativamente alta. Ademais, a demanda por aço na indústria continua a crescer.

Brasil e Austrália aumentaram em 9,53% os embarques de minério de ferro em relação ao mês anterior, atingindo 33,48 milhões de toneladas. Em abril, a produção de aço bruto chinês caiu cerca de 7% comparando ao mês de março, ainda que os volumes produzidos estejam moderadamente altos, conforme dados apresentados na segunda-feira (20/05).

Devido à desaceleração do crescimento da produção industrial da China e ao número de vendas no varejo, as quais não atenderam às expectativas, o sentimento de mercado foi ajustado para baixo. Para contornar esse sentimento, a China cortou as principais taxas de empréstimo pela primeira vez desde o mês de outubro, e por isso, tem se visto as ações da China e Hong Kong subirem nesta terça-feira, trazendo um sentimento de mercado otimista.

Adaptado GlobalKem | 20 de maio de 2025

Fonte
InfoMoney
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar