Mercado

Confiança na construção recua em novembro, apesar de atividade seguir forte

O Índice de Confiança da Construção (ICST) do FGV IBRE caiu 1,5 ponto em novembro, atingindo 95,7 pontos, o menor nível desde abril de 2024. A média móvel trimestral também registrou queda, com retração de 0,6 ponto.

Segundo Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção do FGV IBRE, o recuo reflete um movimento de cautela que evoluiu para pessimismo. Apesar de a atividade ainda estar forte, dificuldades como a falta de mão de obra qualificada e o aumento de custos estão impactando o setor. Esses desafios têm afetado a percepção sobre o momento atual e as expectativas para o futuro.

O Índice de Situação Atual (ISA-CST) recuou 1,3 ponto, atingindo 95,5 pontos, com queda impulsionada pela redução no volume de carteira de contratos (-3,5 pontos), enquanto a percepção sobre os negócios atuais avançou 0,9 ponto.

O Índice de Expectativas (IE-CST) caiu 1,7 ponto, para 96,1 pontos, menor nível desde junho de 2023. Os componentes de demanda prevista e tendência dos negócios recuaram 1,9 e 1,5 pontos, respectivamente.

Apesar do pessimismo nas expectativas, a atividade no setor ainda reflete negócios recentes, com o indicador de evolução da atividade mantendo-se acima dos 100 pontos nos últimos cinco meses.

Adaptado GlobalKem | 01 de dezembro de 2024

Fonte
FGV Ibre
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar