O ácido peracético é um composto químico altamente oxidante que é amplamente utilizado na indústria alimentícia, de cuidados de saúde e de tratamento de água como um poderoso desinfetante e esterilizante.
No Brasil, o consumo interno de ácido peracético é abastecido por indústrias químicas nacionais, porém o maior volume é obtido por importação. Em fevereiro, o preço de importação do ácido acético, que é a matéria-prima do ácido peracético, reduziu 12% comparado a janeiro (taxa mensal), e reduziu 7,3% comparado ao mês de fevereiro de 2022 (taxa anual). Quanto ao volume, foi registrado um aumento de 1,6% na taxa mensal e 36% na taxa anual.
De acordo com os analistas do Globalkem, estas movimentações que favoreceram a oferta e o preço deste produto são decorrentes da retomada das condições normais após os impactos causados pelas crises globais recentes. Como a pandemia da covid 19, que há pouco tempo começou a ser superada pela China, e a crise geopolítica gerada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que causou impactos nas dinâmicas de mercado.
No mercado nacional o preço do ácido peracético também reduziu, puxado pela desaceleração da indústria de alimentos após os feriados de fim de ano e carnaval. Em fevereiro o preço do ácido peracético reduziu 5% na taxa mensal, porém aumentou 12,1% na taxa anual.