A Celanese Corporation, uma empresa global de produtos químicos e materiais especiais, anunciou que sua instalação de fabricação integrada de produtos químicos em Clear Lake, Texas, começará a utilizar dióxido de carbono reciclado (CO2) como matéria-prima alternativa na produção de metanol, uma matéria-prima chave na fabricação de diversos produtos de acetila, incluindo ácido acético, monômero de acetato de vinila (VAM), acetato de etila e outros derivados.
Espera-se que esse processo de captura e reutilização de carbono produza metanol sustentável com alta eficiência de capital a preços competitivos, por meio de uma expansão da joint venture Fairway da empresa. A unidade de produção de metanol na instalação de Clear Lake, operada como Fairway Methanol LLC, é uma joint venture de fabricação entre a Celanese e a Mitsui & Co., Ltd., e contribuirá para as metas de sustentabilidade de ambas as empresas.
Quando estiver totalmente operacional, espera-se que, ao usar o subproduto CO2 na produção de metanol, após uma baixa expansão da capacidade de capital, a unidade de produção Fairway de 1,62 milhão de toneladas métricas elimine o desperdício equivalente a aproximadamente 39.000 automóveis por ano das rodovias dos Estados Unidos, assim, deslocando aproximadamente 180.000 toneladas métricas de CO2. Além disso, cerca de 60% do CO2 de processo atualmente liberado de todo o local de Clear Lake será transformado em metanol sustentável.
A captura e reutilização de CO2 demonstra ainda mais o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o impacto potencial para o portfólio mais amplo da Celanese, já que a empresa é tanto consumidora de produtos upstream quanto fornecedora de materiais sustentáveis para outros produtos do portfólio. Como tal, os benefícios da captura e reutilização de CO2 podem ser alocados ou derivados para os materiais de engenharia da empresa, ofertas de produtos de corrente de acetil ou reboque de acetato.