Segundo dados divulgado na última quarta-feira (07) pelo Departamento de Estatística da Alemanha (Destatis), o índice de Produção Industrial avançou 1,4% em junho, quando comparado ao mês anterior. Em relação aos últimos dois trimestres de 2024, o resultado apresentado no segundo, encerrado em junho, foi 1,3% menor do que nos primeiros três meses de 2024.
Na comparação anual, a produção industrial de junho de 2024 foi 4,1% menor do que quando comparado ao mesmo mês do ano anterior.
O resultado foi impulsionado, principalmente, pelo crescimento significativo da indústria de automóveis (+7,5% ante o registrado em maio). Para os grandes grupos, a produção de bens de capital cresceu 2,5%, enquanto a produção de bens intermediário avançou 2,1% no mês. Em contrapartida, a produção de bens de consumo retraiu 2,4% em junho.
Ainda sobre avanços de setores industriais, vale ressaltar que a produção de energia apresentou alta de 2,9% no mês, enquanto a produção da construção aumentou 0,3% em comparação ao mês anterior.
O avanço da produção industrial alemã indica uma aceleração econômica do país, além de maiores demanda por parte da maioria dos segmentos comerciais. Neste sentido, tendo em vista que o país é um grande produtor de insumos químicos industriais da Europa, o mercado dos químicos deve ser impactado pelo crescimento expressivo da produção.
Adaptado GlobalKem | 08 de agosto de 2024