O indicador de Consumo Aparente de Bens Industriais, apresentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é uma resposta da demanda interna por bens industriais e registrou queda de 1,1% na comparação entre janeiro e dezembro na série de ajuste sazonal. Na comparação interanual, o indicador mensal aumentou 3,0% contra janeiro de 2023 e o indicador em médias móveis subiu 0,6%.
O resultado apresentado em janeiro foi impactado pelas reduções de 1,3% da produção de bens nacionais e 1,1% das importações de bens industriais.
Dos 22 seguimentos da indústria, 17 registraram crescimento na comparação interanual de janeiro ante o mesmo período em 2023. Dentre eles, alguns importantes setores apresentaram crescimento expressivo quanto ao consumo aparente, sendo os produtos químicos – com alta de 9% ante janeiro de 2023 – o coque e derivados de petróleo, com aumento de 9,7%, e o setor da metalurgia (alta de 5,5% no mesmo período de comparação).
O consumo aparente de bens industriais é uma medida que considera a produção nacional junto às importações, subtraindo as exportações. O cenário de queda demonstra uma demanda mais desacelerada por parte dos consumidores e das empresas em relação a compra de produtos dos mais variados setores industriais, inclusive da indústria química, impactando o mercado de insumos como Ácido Sulfúrico, Soda Cáustica, Cal, dentre outros.
Adaptado GlobalKem | 27 de março de 2024