Ícone do site GlobalKem

EUA: economistas veem inflação persistente e esperam juros altos por mais tempo, diz pesquisa

Fonte da imagem: Freepik

A economia dos Estados Unidos está se mostrando mais resiliente e a inflação mais teimosa do que os economistas esperavam há alguns meses e, como resultado, o Federal Reserve (Fed) manterá as taxas de juros altas por mais tempo, de acordo com a mais recente pesquisa do The Wall Street Journal com economistas.

Em média, os economistas esperam que a inflação, medida pelo aumento anual do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), termine este ano em 3,53%, ante 3,1% na pesquisa de janeiro. A inflação em março foi de 5%, informou o Departamento do Trabalho na semana passada, a menor em dois anos.

Com a inflação e as taxas de juros persistindo em níveis mais altos do que o esperado anteriormente, os economistas estimam a mesma probabilidade de recessão em algum momento dos próximos 12 meses em 61%, como fizeram em janeiro. Eles esperam que uma recessão seja relativamente superficial e de curta duração, em linha com outras pesquisas recentes. Os economistas veem a contração como provável para começar no terceiro trimestre deste ano, depois do consenso na pesquisa de janeiro, que apontava para o segundo trimestre.

Sair da versão mobile