Tecnologia

Sinopec Qilu inicia com sucesso o uso da tecnologia de alquilação DuPont

A DuPont Clean Technologies (DuPont) anunciou que a unidade de alquilação STRATCO na refinaria Sinopec Qilu em Zibo, província de Shandong, China, concluiu com sucesso o teste de desempenho, certificando que a unidade está atendendo às garantias de desempenho exigidas.

A unidade de alquilação STRATCO da Sinopec Qilu Petrochemical Corporation (Sinopec Qilu) foi projetada para produzir 400 mil toneladas/ano (10.300 barris de petróleo por dia) de produto alquilado de uma matéria-prima de MTBE refinado e permite a produção de alquilato de baixo teor de enxofre, alta octanagem, baixo Rvp e zero olefinas que atende aos critérios do padrão China “V”.

“É um grande prazer ver esta colaboração bem-sucedida entre a DuPont e a Sinopec se concretizar. A fim de atender às limitações extremas de espaço do terreno dentro do complexo da refinaria, a DuPont trabalhou para projetar e fabricar o reator Contactor ™ Modelo 74, reduzindo a contagem de equipamentos e fornecendo alta confiabilidade para a Sinopec. Estamos muito satisfeitos com a implementação deste reator maior, proporcionando à Sinopec Qilu o alto tempo de operação que eles esperam de nossa tecnologia. Como a Sinopec continua a buscar especificações de emissões mais baixas, a DuPont ficou animada em ajudar com uma solução personalizada “, disse Kevin Bockwinkel, gerente global de negócios da tecnologia de alquilação STRATCO®.

A refinaria Sinopec Qilu marca a primeira comercialização dos inovadores reatores de contato Modelo 74. Fundamentalmente iguais aos reatores em operação comercial em serviço em todo o mundo, os reatores de contato Modelo 74 reduzem o número total de reatores e o espaço de plotagem necessário para unidades STRATCO® de alquilação e resultam em um custo de capital geral mais baixo. Estes reatores continuam a oferecer a alta confiabilidade e produtividade que os refinadores estão acostumados com a tecnologia STRATCO® de alquilação.

O reator de contato modelo 74 inclui as mais recentes melhorias de reator e cada um tem um volume de 68,1 m³ (18.000 galões), aumentando o volume do contato de tamanho padrão (modelo 63) em 43,5 m? (11.500 galões) por reator. Ambos os modelos de reator estão disponíveis comercialmente da DuPont.

A tecnologia de alquilação STRATCO® é um processo catalisado por ácido sulfúrico que converte olefinas de cadeia linear de baixo valor (propileno, butileno e amileno) em componentes ramificados de alto valor chamados alquilato. O alquilato é conhecido por suas propriedades de mistura superiores e é um ingrediente chave na produção de gasolina limpa. A tecnologia de alquilação STRATCO ajuda os refinadores a produzir com segurança gasolina de queima mais limpa com alta octanagem, baixa pressão de vapor Reid, baixo enxofre, zero aromáticos e zero olefinas.

Licenciada e comercializada pela DuPont como parte de seu portfólio de tecnologias limpas, a tecnologia de alquilação STRATCO® é a tecnologia de alquilação líder mundial com mais de 100 unidades licenciadas em todo o mundo e mais de 915.000 barris por dia (35.800 mil toneladas/ano) de capacidade instalada. A DuPont está comprometida com a pesquisa sobre alquilação e tem ampla experiência no auxílio a refinadores com pesquisa de alquilação, projetos, start-ups, execuções de teste, solução de problemas, otimização, renovações, expansões, testes analíticos, treinamento de operadores, paradas e estudos HAZOP.

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar