MercadoNotícias

União Europeia sinaliza mudança para energia do carvão

A União Europeia voltará temporariamente à energia do carvão para lidar com a redução do fluxo de gás enviado pela Rússia, disse uma autoridade da UE nesta quarta-feira (22), enquanto o aperto no mercado de gás e a disparada dos preços desencadeiam uma corrida por combustíveis alternativos.

Os líderes europeus criticaram a Rússia depois que os fluxos através do gasoduto Nord Stream 1 foram reduzidos para apenas 40% da capacidade, aprofundando um impasse energético após a invasão da Ucrânia levar a Europa a impor duras sanções a Moscou.

Para lidar com a escassez de gás, a Agência Internacional de Energia (IEA) disse que a Europa deve substituir o suprimento de energia russo enquanto dobra a eficiência e as energias renováveis, incluindo a fonte nuclear.

A Europa buscará temporariamente alternativas de combustível fóssil à luz das ações do presidente Vladimir Putin, mas essas medidas não inviabilizarão os objetivos de mudança climática de longo prazo, disse uma alta funcionária da Comissão Europeia.

“A invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia resultou em uma situação de emergência na UE”, disse Elina Bardram, diretora interina de Assuntos Internacionais e Finanças Climáticas da Comissão Europeia, no Fórum de Energia da África em Bruxelas.

Os países delinearam uma série de medidas para resistir a uma crise de abastecimento e lidar com as preocupações com a falta de energia no inverno e um aumento da inflação.

O ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner, disse na terça-feira (21) à noite que havia perigo de uma grave crise econômica e sublinhou a necessidade de alternativas para superar três ou mais anos de escassez de energia.

Os fluxos de gás russo para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1 e as entregas através da Ucrânia estavam estáveis ​​nesta quarta-feira, mas permanecem significativamente menores do que na semana passada, quando a Gazprom reduziu a capacidade citando problemas técnicos.

Fonte
CNN Brasil
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar