MercadoNotícias

UE propõe embargo progressivo ao petróleo russo

A União Europeia (UE) deseja aplicar um embargo progressivo sobre o petróleo e derivados comprados da Rússia, em resposta à guerra na Ucrânia, afirmou nesta quarta-feira (4) a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Vamos renunciar progressivamente ao fornecimento russo de petróleo em um período de seis meses e de produtos derivados do petróleo até o fim do ano”, afirmou a dirigente aos eurodeputados em Estrasburgo.

Von der Leyen admitiu que a tarefa “não será fácil. Alguns Estados membros dependem em grande medida do petróleo russo. Mas temos que trabalhar na questão”.

A intenção, acrescentou, é que a proibição inclua todo o petróleo russo “transportado por mar e por oleodutos, bruto e refinado”.

No discurso, Von der Leyen anunciou que a UE pretende que o novo pacote de sanções inclua três bancos russos, incluindo o Sberbank, o maior do país.

Atingir os “bancos de importância sistêmica essencial para o sistema financeiro russo” reforçará o “isolamento total” da Rússia e enfraquecerá sua capacidade de financiar a guerra na Ucrânia, disse a alemã.

Como consequência das sanções da UE, sete instituições financeiras russas já foram excluídas do sistema SWIFT, um mecanismo interbancário de mensagens que permite ordens de transferência e de pagamento internacionais.

Von der Leyen delineou desta forma o sexto pacote de sanções contra a Rússia pela guerra na Ucrânia, que inclui uma grande lista de personalidades que seriam sancionadas, incluindo o chefe da Igreja Ortodoxa russa, o patriarca Kirill.

Fonte
ISTOÉ
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar