Tecnologia

SCS demonstra que PS reciclado mecanicamente é adequado para contato com alimentos

Em cooperação com o Fraunhofer-Institute fur Verfahrenstechnik und Verpackung IVV, a SCS realizou os chamados testes de desafio, que confirmaram a alta eficiência de limpeza da tecnologia de reciclagem mecânica de poliestireno para remover impurezas provenientes de fluxos de resíduos. Estes resultados permitem o primeiro pedido de parecer da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) sobre a utilização de poliestireno reciclado (r-PS) como material de contacto com alimentos.

Com o objetivo de atingir de forma consistente os níveis de pureza muito altos do poliestireno reciclado necessários para materiais em contato com alimentos, a tecnologia de “superlimpeza” do fabricante de máquinas Gneuss foi usada durante o processo de reciclagem mecânica. Sua capacidade de lidar com resíduos de poliestireno pós-consumo de embalagens em contato com alimentos foi “testada” e desafiada pela adição de impurezas sob as suposições do pior caso. O teste de desafio revelou a eficiência de limpeza muito boa da tecnologia usada, levando a excelentes níveis de pureza do r-PS. Este resultado é apoiado pelas propriedades intrínsecas do poliestireno, sendo um polímero de baixa difusão, que evita que quaisquer impurezas residuais entrem ou migrem através da matriz polimérica.

A qualidade resultante do r-PS fornece aos produtores de embalagens para a indústria de alimentos a maior flexibilidade, pois pode ser usado em seus processos de produção industrial existentes, como extrusão e termoformação. Os membros da SCS forneceram a prova de conceito de que o poliestireno reciclado mecanicamente pode servir como uma solução drop-in nas linhas de produção de formulário, preenchimento e vedação (FFS). Múltiplas variantes de embalagem são possíveis: camada única, coextrusão do r-PS com poliestireno virgem ou uso do reciclado como camada intermediária entre poliestireno virgem (A-B-A).

Frank Eisentraeger, Diretor de Produto PS EMEA, Ineos Styrolution e membro do grupo de trabalho SCS Waste Feedstock disse: “O teste de desafio indica que o poliestireno é um dos melhores materiais recicláveis, inclusive para aplicações em contato com alimentos. Os resultados dos testes são de importância crucial, pois dão aos proprietários de marcas e produtores de embalagens total confiança de que a tecnologia de reciclagem mecânica aplicada oferece os altos níveis de pureza exigidos para seus negócios. Mais importante ainda, as qualidades da molécula de poliestireno permanecem estáveis ​​e não se degradam na reciclagem mecânica múltipla. Podemos reciclar poliestireno uma e outra vez. ”

Jens Kathmann, Secretário-Geral da SCS, disse: “Este é um grande marco na contribuição dos estirênicos para a economia circular. O poliestireno reciclado de qualidade alimentar combina todas as conhecidas vantagens de aplicação, processamento e ambientais do poliestireno, com o valor agregado de ser um polímero totalmente circular. Este é um grande atrativo e valor para o mercado. Estamos muito satisfeitos por dar o próximo passo, preenchendo nosso requerimento junto à EFSA para aceitação de contato com alimentos. “

Fonte
MRC Plast
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar