Tecnologia

Evonik e Siemens Energy colocam nova planta em operação

A Evonik e a Siemens Energy encomendaram uma planta piloto patrocinada pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) que usa dióxido de carbono e água para produzir produtos químicos.

A energia necessária é fornecida por eletricidade de fontes renováveis. A planta piloto está localizada em Marl, na região norte do Ruhr, e sua tecnologia inovadora de fotossíntese artificial deve contribuir para o sucesso da revolução energética. É parte integrante dos projetos de investigação Rheticus I e II, que são patrocinados pelo Ministério Federal da Educação e Investigação (BMBF) com um total de 6,3 milhões de euros.

A Ministra Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha, Anja Karliczek, disse na cerimônia de abertura em Marl: “Estou muito satisfeito por termos dado luz verde para uma nova instalação de teste do mais alto padrão em Marl. Com a Rheticus, estamos mostrando como podemos estabelecer processos de produção ecológicos na indústria química e, ao mesmo tempo, fabricar novos produtos inovadores. E isso funciona não só aqui na Alemanha, mas potencialmente em todo o mundo. Isso abre oportunidades promissoras para a exportação de tecnologia. Queremos promover uma proteção climática eficaz e continuar a ter uma base industrial forte na Alemanha. Estou firmemente convencida de que podemos ter sucesso em ambos. Estou satisfeita porque meu ministério está investindo agora um total de 6.3 milhões de euros na nova planta piloto em Marl com este objetivo em mente e desejo a todos os envolvidos muito sucesso”.

Christian Bruch, CEO da Siemens Energy, afirmou: “Nosso objetivo é usar tecnologias inovadoras para permitir soluções novas e mais sustentáveis. Com nosso hidrogênio e eletrólise de CO, estamos construindo uma ponte entre a eletricidade verde e as aplicações de materiais sustentáveis. A estreita cooperação entre a política, parceiros científicos e de negócios, como a Evonik, são um passo importante nessa direção. ” O projeto de pesquisa Rheticus é um spin-off dos projetos Copernicus, uma das maiores iniciativas de pesquisa do Governo Federal Alemão sobre a transformação do sistema de energia. Rheticus demonstra como a ideia Power-to-X pode ser colocada em prática com sucesso.

Após a conclusão bem-sucedida da atual fase do projeto Rheticus (Rheticus II), a Evonik e a Siemens Energy terão uma plataforma de tecnologia exclusiva à sua disposição que pode produzir substâncias valiosas e ricas em energia, como produtos químicos especiais ou combustíveis artificiais a partir de CO2 – de forma modular e maneira flexível.

Fonte
MRC Plast
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar