MercadoNotícias

Petrobras assina contrato com YPFB para importação de 20 milhões de m³/dia de gás natural, após boliviana firmar parceria com a CDGN

A companhia estatal Petrobras anunciou, na última sexta-feira, (05/08), mais um contrato importante para o abastecimento de gás natural no Brasil, dessa vez com a boliviana YPFB, para a importação do combustível, após os problemas de cortes no fornecimento durante os últimos meses. A empresa de gás boliviana continua expandindo sua presença no cenário nacional, uma vez que, nas últimas semanas, firmou um contrato significativo com a CDGN.

O contrato firmado entre a Petrobras e a YPFB prevê a manutenção do volume contratado máximo de 20 milhões de m³/dia, mas impõe algumas novas medidas para garantir mais segurança e minimizar os problemas na importação do gás natural.

Entre elas, a principal é a flexibilização da entrega por meio do fornecimento com base na sazonalidade e a disponibilidade da empresa boliviana, evitando assim cortes inesperados no abastecimento do combustível, como ocorreu nos últimos meses entre as empresas.

Dessa forma, a importação de gás natural pela Petrobras não só se tornará mais eficiente na parceria com a boliviana, como também garantirá mais segurança ao abastecimento da empresa. “O aditivo assinado hoje se refere ao perfil de compromissos de entregas pela YPFB dos volumes de gás contratados pela Petrobrás, em função da disponibilidade atual da YPFB e dos contratos assumidos por ela com outros agentes do mercado de gás, como amplamente divulgado”, comentou a estatal em um comunicado recente durante o anúncio da nova parceria com a empresa YPFB.

Embora a Petrobras tenha anunciado a nova parceria com a companhia boliviana YPFB para a importação de gás natural, a relação entre as empresas não estava nada boa. Isso, pois, durante o mês de maio deste ano, a estatal chegou a afirmar estar recebendo mais de 30% a menos do que o contratado com a estrangeira, impactando assim o abastecimento interno de gás natural da petroleira.

A principal justificativa era o estreitamento das relações da YPFB com a Argentina, uma vez que o governo de Bueno Aires fechou um acordo com a YPFB para abastecimento adicional de gás durante o período do inverno, a preços mais elevados. Apesar disso, a relação entre as empresas pode estar voltando ao normal e o novo acordo garantirá mais segurança à Petrobras nos próximos meses.

E, além da nova parceria com a Petrobras para a importação de gás natural, a YPFB continua estreitando as suas relações no Brasil, uma vez que firmou no fim do mês de julho um contrato com a companhia de gás comprimido CDGN.

O contrato prevê o recebimento de até 4 milhões de m³/dia do país vizinho e tem como objetivo principal estabelecer uma comercialização interna no modelo de mercado livre no Brasil, garantindo assim mais segurança no abastecimento da CDGN para esse comércio.

Fonte
Click Petróleo e Gás
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar