Ícone do site GlobalKem

Unipar apresenta queda de 26,1% na Receita Operacional Líquida Consolidada, segundo dados divulgados pela empresa.

Fonte da Imagem: Unipar

A Receita Operacional Líquida Consolidada, no 4º tri, foi de R$ 1.436,0 milhões, 26,1% inferior em relação ao 3º tri. Influenciada principalmente pela queda no preço internacional do PVC e parcialmente compensada pelo aumento no preço internacional da soda cáustica, e pelo menor volume de vendas devido à sazonalidade típica do mercado.

Em resultados divulgados no dia 20 de março pela Unipar, os preços internacionais da soda líquida no golfo dos EUA no último trimestre superaram em 9% o valor médio do trimestre anterior, com a demanda local permanecendo aquecida e a oferta ainda não normalizada, após algumas paradas não previstas.  

No caso do PVC, o preço no golfo dos EUA manteve-se a tendência de queda que se iniciou em junho/2022, registrando redução de 23% no preço médio do quarto trimestre e redução de 55% em relação ao preço médio do início de 2021.

No Brasil, a utilização média das três plantas da Unipar ficou em 79% no 4T22, recuando cerca de 3% frente ao trimestre anterior, devido principalmente à realização de parada programada para manutenção na unidade de Santo André em outubro/2022. No ano de 2022 a capacidade instalada das plantas ficou em 84%, superando o registrado no ano anterior, que atingiu o patamar de 78%.

A expansão da planta de Santo André está em fase final, com previsão de início de operação no 2º semestre de 2023. Ela deve gerar um aumento de 15% na produção de soda cáustica e cloro nessa planta e 15% na produção de ácido clorídrico em todas as operações nacionais.

Sair da versão mobile