Trump estabelece taxa de 10% sobre importações de origem brasileira

Na última quarta-feira (02), o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou tarifas comerciais sobre produtos importados em mais de 100 países. O pacote de tarifas foi distribuído de duas maneiras, uma parte conta com a aplicação da taxa mínima de 10%, como no caso do Reino Unido, Brasil e Arábia Saudita, por exemplo. A segunda parte do tarifaço diz respeito a uma parcela alfandegária recíproca, para países que cobram altas tarifas dos EUA, personalizadas conforme cada região. Neste caso, a China já soma uma taxa de 54%.
As tarifas básicas serão aplicadas a partir de 5 de abril. Já as tarifas recíprocas individualizadas mais elevadas serão impostas aos países com os maiores déficits comerciais com os EUA a partir do dia 9.
A aplicação das tarifas poderá afetar os preços dos insumos importados no Brasil e outros países taxados por parte dos EUA. Vale ressaltar que o pacote de tarifas está em linha com a proposta protecionista de Trump de elevar o consumo interno de mercadorias produzidas pelo próprio país. Sendo assim, além das especulações de mercado, os preços de insumos exportados para os Estados Unidos deverão registrar preços mais elevados.
Com as especulações que já estão acontecendo no mercado global em torno das tarifas, os preços de diversos produtos poderão ser mantidos em alta, afetando inclusive o patamar dos produtos químicos, como Soda Cáustica, Enxofre e Monoetilenoglicol, amplamente exportados dos Estados Unidos para o Brasil.
Autoral GlobalKem | 3 de abril de 2025