Mercado

Refinarias da Costa do Golfo dos EUA planejam continuar operações apesar da tempestade Zeta

Pelo menos cinco refinarias de petróleo da Louisiana no caminho da tempestade tropical Zeta planejam continuar operando enquanto ela atinge os EUA na quarta-feira.

Os produtores de petróleo e gás evacuaram plataformas de produção offshore e fecharam poços enquanto a tempestade se espalhava pelo Golfo do México. O Zeta poderia atingir a costa do Golfo, entre Louisiana e Alabama, na intensidade de um furacão ou próximo a ela, disseram os meteorologistas.

Os planos das refinarias de continuar as operações podem depender do caminho da tempestade e se os ventos se intensificam. Duas usinas da Louisiana não foram reiniciadas após as tempestades no início deste ano.

As refinarias da Exxon Mobil Corp, com capacidade de refino de 517.700 barris por dia (bpd), da Norco da Royal Dutch Shell Plc, com capacidade de 227.400 bpd, e da Convento, com capacidade de 211.146 bpd, estão operando normalmente

A usina em Baton Rouge da Exxon está a cerca de 177 km a noroeste do caminho previsto, enquanto as refinarias Shell’s Convent e Norco estão a 125 km e 87 km a noroeste da última tempestade.

A Exxon e a Shell estão monitorando a tempestade, disseram porta-vozes, mas a Shell também disse que está preparada para tomar as medidas cabíveis.

A refinaria Chalmette de 190.000 bpd da PBF Energy e a refinaria de Meraux de 125.000 bpd da Valero Energy Corp, ambas na Louisiana, também planejam permanecer funcionando durante a tempestade.

A refinaria PBF fica a cerca de 58 km e a refinaria Valero a cerca de 55 km a noroeste de onde é prevista a passagem da tempestade.

A Enbridge Inc fechou uma unidade de processamento de gás natural em Venice, Louisiana, no lado úmido do furacão, que provavelmente causará mais chuva e vento.

A refinaria mais próxima de onde Zeta poderia atingir a costa, a refinaria de 255.600 bpd da Phillips 66 Alliance, Louisiana, esta fechada desde setembro para manutenção.

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar