MercadoNotícias

Proprietários podem ficar tentados a enviar navios-tanque ‘relativamente jovens’ para sucata

Corretor de navios do Reino Unido vê vários sinais positivos para a frota especializada em 2022.

O corretor de navios do Reino Unido Simpson Spence Young (SSY) está otimista com as perspectivas de navios-tanque químicos para 2022, à medida que os fundamentos da frota se movem a favor dos proprietários.

Adrian Brown, diretor de pesquisa química da SSY, prevê um crescimento contínuo na demanda química, sujeita aos efeitos de quaisquer restrições pandêmicas.

Ele aponta os preços baratos do gás natural nos EUA para manter os custos da matéria-prima baixos e tornar o país um grande exportador este ano, às custas da Ásia e da Europa.

Mas Brown acredita que a expansão da planta petroquímica chinesa no final de 2022 pode dar um impulso à Ásia.

“Em termos de oferta de tonelagem, poucos transportadores químicos puros serão entregues em 2022, enquanto esperamos que o alto preço da sucata de aço continue a tentar os proprietários a reciclar navios que ainda são relativamente jovens”, disse o pesquisador.

Ele acrescentou que isso é particularmente provável para navios com menos de 15.000 dwt.

No entanto, ainda há preocupações de que produtos como ácido sulfúrico, ácido fosfórico e óleo de cozinha usado possam enfrentar a destruição da demanda como resultado de preços mais altos.

A SSY calcula que os preços do ácido sulfúrico aumentaram oito vezes desde janeiro de 2021.

Todas essas substâncias são commodities importantes a granel e muito importantes para a frota de navios-tanque, disse Brown.

Mas ele acrescentou que a oferta apertada e a falta de produtos alternativos sugerem que a demanda continuará nos trilhos.

Taxas até perto de 100% na Ásia

A Ásia é um importante fornecedor de ácido sulfúrico e óleo de cozinha usado, e as taxas de frete para ambos quase dobraram em 2021.

As restrições relacionadas ao Covid na China sobre quantos navios no exterior um piloto pode embarcar e o tempo de quarentena obrigatório após essas visitas levaram a uma escassez de pilotos lá, o que significa que o congestionamento pesado deve continuar nos portos em 2022, acrescentou Brown.

No ano passado, enquanto os mercados de transportadores químicos da Europa e dos EUA lutavam desde o terceiro trimestre, os testes de equipes na China causaram vários atrasos que levaram a uma lista de tonelagem cada vez mais apertada na Ásia.

Brown disse que, até o final de 2021, “essa falta de navios era tão profunda que as taxas de frete em todas as rotas da Ásia dispararam, e os proprietários de pequenos navios de 4.000 toneladas estavam reivindicando ganhos equivalentes a US$ 15.000 por dia”.

“Os mercados de águas profundas da Ásia também responderam à falta de espaço, que veio em um período de forte demanda, com o produto asiático continuando a substituir o material dos EUA na Europa até o quarto trimestre de 2021”, disse ele.

Como resultado, os navios-tanque químicos foram da Europa à Ásia para colher os frutos – algo até então inédito no setor químico, disse Brown.

Ele acrescentou que durante os últimos três meses de 2021, o mercado costeiro europeu tornou-se menos estressante para os proprietários. E, que a demanda química geral melhorou, mas ainda depende fortemente do setor de biocombustíveis e renováveis. 

Fonte
TradeWinds
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar