Mercado

Produção de veículos de julho é a maior desde outubro de 2019, com 247 mil unidades, diz Anfavea

A indústria automobilística brasileira registrou um desempenho expressivo no início do segundo semestre, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (07) pela ANFAVEA. Com uma produção de 247 mil unidades em julho, houve um aumento de 17% em relação a junho, marcando o melhor resultado desde outubro de 2019.

No acumulado do ano, a produção alcançou 1,385 milhão de unidades, uma alta de 5,3% em comparação aos primeiros sete meses de 2023. Este resultado foi impulsionado por um aquecimento do mercado doméstico, especialmente em julho, período em que 242 mil veículos foram emplacados.

Em relação às vendas, a média diária foi de 10,5 mil unidades, próxima aos 10,7 mil de junho, mas os três dias úteis a mais resultaram em um volume total de emplacamentos 12,6% superior ao mês anterior e 7% maior que julho de 2023. As vendas de ônibus também se destacaram, com um aumento de 43,3% nos emplacamentos, impulsionadas por programas como Caminho da Escola e renovações de frotas.

Apesar do bom desempenho interno, as exportações caíram 21,7% nos primeiros sete meses do ano, quando comparado ao mesmo período de 2023, embora julho tenha sido o melhor mês do ano para exportações, com 39,1 mil unidades embarcadas.

O aumento produtivo e de vendas apresentado pelo setor automobilístico deve impactar o mercado de polímeros, tendo em vista a presença destes insumos no processo produtivo de peças e outras partes presentes nos veículos.

Adaptado GlobalKem | 07 de agosto de 2024

Fonte
Anfavea
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar