Produção de veículos cresceu 5,2% em agosto ante julho, diz ANFAVEA
De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (05) pela ANFAVEA, a produção de veículos alcançou o maior nível em agosto, além de melhora na média de vendas diárias no ano. O volume produtivo aumentou 5,2% em agosto, quando comparado ao registrado no mês anterior, enquanto avançou 14,4% na comparação com agosto de 2023.
Vale ressaltar que o acumulado das médias diárias de vendas foi a melhor desde 2019, com 1,6 mil unidades comercializadas por dia.
Segundo Márcio Leite, Presidente da Associação, as fábricas estão avançando em função da reação consistente do mercado interno e pela quantidade de lançamentos importantes, como a inovação de veículos elétricos.
Em relação aos emplacamentos, mesmo com um dia útil a menos, 237,4 mil unidades foram emplacadas em agosto, com alta de 14,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Tratando-se das comercializações, os modelos importados tiveram queda de 1,7%, mantendo a China como o principal país de origem. No mesmo sentido, as exportações retraíram em agosto, com embarque de apenas 38,2 mil unidades.
Apesar do aumento produtivo, a queda de 17,9% no acumulado das exportações do ano ainda é motivo de preocupação no setor automotivo. Neste sentido, com o segmento sem avanços expressivos, o mercado de insumos direta e indiretamente utilizados no processo produtivo dos automóveis deverá ser impactado, como é o caso dos polímeros.
Adaptado GlobalKem | 05 de setembro de 2024