Preços da Indústria Nacional retraem 1,25% em junho, quinta queda consecutiva no ano
Os preços da indústria nacional retraíram 1,25% em junho, marcando a quinta taxa negativa consecutiva após 12 resultados positivos subsequentes, entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025. O Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado pelo IBGE na última quinta-feira (07), representou alta de 3,24% em 12 meses, embora tenha retraído 3,11% no acumulado do ano, segundo menor resultado já registrado para o mês de junho desde 2014.
Em junho de 2025, 13 das 24 atividades industriais apresentaram variações negativas comparadas ao mês anterior, acompanhando variação do índice na indústria geral. A sequência negativa pode ser explicada pela taxa do dólar, que vem apresentando variação negativa; e menores cotações de commodities no mercado global, como petróleo e minérios de ferro, que refletem na indústria e diminuem os custos produtivos.
As maiores variações negativas foram observadas nos setores de refino de petróleo e biocombustíveis (-2,53%) e produtos de metal (-1,85%). A retração no setor petrolífero, aumentou a sequência de quedas para 4 meses consecutivos, atingindo retração de 5,43% no acumulado anual. A queda no setor metalúrgico (-1,07%), terceira maior influência no resultado geral da indústria, foi influenciada, principalmente, pela queda nos preços dos produtos desse setor, com recuo de 1,85% em junho, relacionado a menores custos produtivos com a queda do minério de ferro.
Adaptado GlobalKem | 13 de agosto de 2025