Mercado

PMI industrial da China avançou para 49,8 em setembro

Segundo dados divulgados pelo Escritório Nacional de estatísticas da China, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) registrou aumento na passagem de agosto para setembro, alcançando o resultado mais alto desde abril de 2024. No entanto, apesar do avanço, o índice permanece abaixo dos 50 pontos, indicando que o país permanece com a atividade econômica em retração.

Em contrapartida, o PMI referente aos serviços retraiu no período, com queda de 0,3 ponto, passando de 50,3 para 50 pontos. Apesar da desaceleração, o indicador permanece no patamar dos 50 pontos, o que veio alinhado às expectativas do mercado.

A aceleração do índice industrial reflete os incentivos que o país tem lançado para acelerar a atividade econômica da China. No entanto, por conta do cenário atual se encontrar fortemente desaquecido, a variação de alta apresentada não foi suficiente para trazer o PMI acima dos 50 pontos. Desta forma, sabendo que a China é um grande produtor e consumidor de insumos industriais, as movimentações econômicas e políticas devem influenciar o mercado ao longo dos próximos meses, trazendo possíveis impactos aos preços e a dinâmica de mercado do segmento de produtos químicos.

Adaptado GlobalKem | 30 de setembro de 2024

Fonte
NBS
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar