Movimentações tarifárias nos EUA impactam a atividade econômica do país

A economia dos Estados Unidos está em tendência de alta desde janeiro, mas de forma desigual, segundo informações divulgadas pelo Federal Reserve na última quarta-feira (05), levando em consideração que o mercado de trabalho registrou aumento nas vagas e os preços subiram moderadamente. Ainda, apesar da incerteza quanto ao impacto das tarifas de Trump no crescimento futuro, as empresas e famílias seguem otimistas.
O “Livro Bege”, documento que fornece uma visão geral sobre o humor e experiência econômica dos Estados Unidos, indicou que seis distritos não tiveram mudanças, quatro registraram crescimento modesto ou moderado e dois apresentaram pequenas contrações em fevereiro. O relatório mencionou “incerteza” 47 vezes, mais que o dobro da edição anterior, refletindo preocupações com tarifas e políticas comerciais.
Olhando para o futuro, existem especulações quanto a um aumento das expectativas de inflação, desaceleração na atividade empresarial, queda no setor industrial e alta nos custos de produção. Diante disso, o Fed deve manter a taxa de juros entre 4,25% e 4,50% na reunião de março, buscando conter a inflação e avaliando o mercado de trabalho, considerado saudável.
Adaptado GlobalKem | 07 de março de 2025