Minério de ferro avança com alta na produção de aço, mas tensões comerciais limitam ganhos
Os contratos futuros de minério de ferro registraram alta na última segunda-feira (25), sustentados pelo aumento na produção global de aço. Contudo, tensões comerciais envolvendo a China, maior mercado consumidor do minério, restringiram os ganhos.
Na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE), o contrato de janeiro subiu 0,84%, fechando em 781,5 iuanes (107,88 dólares) por tonelada, após atingir 791 iuanes, o maior valor desde 8 de novembro.Já na Bolsa de Cingapura, o contrato de referência para dezembro avançou 1,61%, para 102,2 dólares por tonelada.
Dados da Associação Mundial do Aço indicaram que a produção global de aço bruto aumentou 0,4% em outubro, totalizando 151,2 milhões de toneladas. Na China, o crescimento foi de 2,9%, com 81,9 milhões de toneladas produzidas. Além disso, estoques reduzidos de produtos siderúrgicos no país, impulsionados por exportações robustas, também mantiveram o minério de ferro acima de 100 dólares por tonelada.
Entretanto, o cenário foi impactado por tensões comerciais, tendo em vista, principalmente, a eleição no novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou impor tarifas de até 60% sobre produtos chineses.
Além disso, na sexta-feira, os EUA proibiram algumas importações chinesas, incluindo minério de ferro, devido a alegações de trabalho forçado envolvendo a minoria uigur, intensificando as preocupações no mercado global.
Adaptado GlobalKem | 29 de novembro de 2024