Mercado

Indústria do Reino Unido resiliente durante crise

As empresas químicas em todo o Reino Unido estão “lutando contra a pandemia e a ameaça de um Brexit sem acordo”, disse a Chemical Industries Association (CIA; Londres).

De acordo com a última pesquisa trimestral da CIA com seus membros, as empresas químicas tiveram uma expansão modesta no terceiro trimestre, com o índice de difusão de vendas da pesquisa chegando a 55,4 e o crescimento das exportações para países fora da UE registrando 56,5. Qualquer valor acima de 50 representa crescimento. O índice de desempenho geral foi de 51,5, superando as previsões, diz a CIA.

Apesar das novas restrições do COVID-19 no Reino Unido, os aumentos nas vendas e exportações devem continuar no quarto trimestre, disse a CIA. Para 2021, 57% das empresas químicas do Reino Unido esperam ver as vendas aumentarem ainda mais, com mais crescimento das exportações globais previsto.

A CIA diz que a resiliência da indústria é demonstrada pelo fato de que 98% de suas empresas membros não têm planos de utilizar nenhuma das medidas de apoio financeiro do Plano Econômico de Inverno do governo do Reino Unido, embora “qualquer impacto prolongado das últimas restrições do COVID possa causar alguma redução neste número.” A indústria acredita que, do ponto de vista comercial, houve acesso a níveis adequados de apoio governamental, inclusive não financeiro, durante toda a crise, disse.

Steve Elliott, presidente-executivo da CIA, diz: “esse desempenho mostra a força das empresas químicas em se adaptar a pressões de todos os ângulos. Desde março, a indústria continua a fornecer soluções essenciais para a sociedade, como desinfetante para as mãos, PPE e, mais recentemente, uma contribuição empolgante para a descoberta da vacina para ajudar a combater o coronavírus ”.

A indústria química do Reino Unido “ainda está longe de sair da cadeia”, diz Elliott. “Restrições pelo COVID adicionais e necessárias podem ter um impacto negativo e a ameaça iminente de um ‘não’ ou acordo comercial inadequado entre o Reino Unido e a UE permanece. Evitar tarifas, minimizar atrasos na alfândega e nas fronteiras e garantir um acordo econômico sobre nossos futuros requisitos REACH da UE e do Reino Unido são todos resultados essenciais das negociações atuais. ”

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar