Mercado

Importação de químicos no mês de setembro registrou aumento

Em setembro, as importações brasileiras de produtos químicos atingiram volume 69% superior em relação ao registrado em agosto. Já no acumulado do ano, houve queda de 22% na importação considerando os principais químicos acompanhados, como enxofre, ácido sulfúrico, ácido fosfórico, monoetilenoglicol, soda cáustica e cloro.

Os preços de importação desses produtos apresentaram aumentos ao longo de 2022, impactados principalmente pelos custos mais elevados e preço do frete marítimo alto. Com destaque para o preço do enxofre, que aumentou em média 127% no acumulado do ano até setembro, e a soda cáustica, com alta de 128% no período.

Um dos principais fatores que impactou nos preços mais elevados foi o maior custo com energia. Desde o início do segundo semestre de 2021, o preço do gás natural apresentou uma tendência de alta, cenário que foi intensificado com a guerra entre Rússia e Ucrânia em fevereiro desse ano. Com cortes em diversos países na Europa e interrupção no fornecimento, os preços ainda estão em patamares bastante elevados e sem expectativa de redução no curto prazo.

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar