Mercado

IGP-M tem alta de 0,81% em junho

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) apresentou variação positiva de 0,81% em junho. No acumulado, o índice registra 1,10% no ano e 2,45% nos últimos 12 meses. No ano de 2023, o índice tinha registrado -1,93% em junho, com acúmulo de queda de 6,86% nos 12 meses imediatamente anteriores.

Ainda segundo a Fundação Getúlio Vargas, o resultado foi impulsionado pelos desafios climáticos e sazonalidade de consumo, que impactaram principalmente os índices ao produtor e ao consumidor.

Em junho, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) avançou 0,89% em junho, valor menos intenso perante a alta apresentada pelo índice em maio, de 1,06%. O grupo de Bens Finais subiu 1,08% no período, evidenciado pelo aumento do subgrupo de alimentos in natura (+6,67%). Os Bens Intermediários também aumentaram, com variação de 0,42%, puxada pelo subgrupo de materiais e componentes para a manufatura (+0,69%).

A variação de 0,46% no índice de Preços ao Consumidor também influenciou o resultado do IGP-M. Quatro das oito despesas que compõe o índice apresentaram aceleração em junho, com o maior impacto sendo prestado pela classe de Alimentação, cuja variou 0,45% no período analisado.

O aumento dos preços do mercado deve impactar diretamente nos mais variados segmentos de mercado, inclusive no de insumos industriais, variando a dinâmica do mercado de Ácido Sulfúrico, Cal, Polímeros, dentre outros.

Adaptado GlobalKem | 27 de junho de 2024

Fonte
FGV IBRE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar