Economia chinesa apresentou progresso constante no primeiro semestre de 2024

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (15) pelo departamento de estatísticas da China, NBS, a economia da China apresento progresso constante ao longo dos primeiros seis meses de 2024. No início do ano, todas as regiões e departamentos do país implementaram estritamente as decisões do Comitê Central do PCCh e pelo Conselho do Estado, as quais buscaram o progresso e a estabilidade das macropolíticas e regulamentos. Neste sentido, o PIB chinês avançou 5,0% em comparação ao mesmo período de 2023.
A produção industrial chinesa acelerou 6,0% no primeiro semestre do ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em relação aos setores, a mineração cresceu 2,4%, enquanto o índice da indústria da transformação teve alta de 6,5% e o relacionado ao fornecimento de energia e água aumentou 6,0%. Para os produtos, os automóveis de nova energia foram fortemente representativos, acelerando 34,3% no período comparativo.
Em questão dos investimentos, os em ativos fixos cresceram 3,9% na comparação anual. Neste contexto, o investimento em infraestrutura teve alta de 5,4%, ao passo que a de incorporação imobiliária caiu 10,1%. Em termos de manufatura de alta tecnologia, o investimento na fabricação de veículos e equipamentos aeroespaciais e na fabricação de computadores e dispositivos de escritório cresceu 38,3% e 12,1%, respectivamente.
Ainda no período, as importações e exportações totalizaram 21,8 bilhões de yuans, o que representa alta de 6,1% ano a ano. E em relação aos indicadores de preços, os preços ao consumidor tiveram uma leve recuperação, enquanto os preços aos produtores retraíram.
De um modo geral, o desempenho econômico da China manteve-se parcialmente estável, porém, apresentou avanços constantes na transformação e atualização no primeiro semestre. Assim, por ser uma das maiores economias do mundo, o mercado chinês deve impactar os segmentos do mercado ao longo dos próximos meses, incluindo o de insumos industriais, tendo em vista que o país é um grande player no segmento de fertilizantes, aço e minério de ferro.
Adaptado GlobalKem | 15 de julho de 2024