DemandaMercado

Dependência externa mantém pressão sobre o Enxofre, enquanto Sulfúrico segue estável no Brasil

O mercado internacional de Enxofre permanece em tendência de alta, sustentado por um cenário de oferta restrita e demanda aquecida. Fatores como a ausência de exportações da Rússia e do Cazaquistão e o cenário ainda especulativo em torno dos conflitos no Oriente Médio, continuam impactando o equilíbrio entre oferta e demanda, elevando os custos de importação e pressionando as cadeias produtivas dependentes do insumo, como a cadeia do Ácido Sulfúrico.

Ainda sobre o mercado externo, a demanda da China se intensificou após o feriado da Golden Week, enquanto nos Estados Unidos e no Oriente Médio, os preços continuam sustentados por paradas produtivas e custos logísticos elevados. Mesmo com o recente cessar-fogo em Gaza, a normalização plena das rotas marítimas ainda depende da estabilização política na região. Ainda, diante esse cenário, a limitação de volumes sendo exportados por origens representativas resultou em uma redução de 81% nas importações brasileiras de Enxofre em setembro.

Apesar disso, o cenário doméstico do Sulfúrico permanece estável, sustentado pela operação normalizada das unidades produtoras e pelo aumento de 65,5% nas importações em setembro, principalmente de países europeus como Suécia, Itália, Bulgária e Espanha. Esse aumento de volumes importados ajudou a manter o abastecimento de estoques equilibrado, mesmo diante dos custos mais altos da matéria-prima.

Autoral GlobalKem | 16 de outubro de 2025

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar