Confiança da indústria desacelerou 1,3 ponto em julho, influenciada pelo câmbio e cortes na taxa Selic
Segundo uma pesquisa realizada pelo CNI, o pessimismo dos empresário acerca da economia brasileira resultou na queda do índice de confiança da indústria em julho, o qual encontra-se no menor nível registrado desde maio de 2023. A queda foi de 1,3 ponto no mês, recuando o índice de 51,5 pontos para 50,1 pontos, o que aproximou a confiança para um estado de maior neutralidade.
Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a confiança dos empresários foi abalada por cortes na taxa Selic e as incertezas no câmbio. O analista ainda confirma que a queda foi puxada pela avaliação dos entrevistados sobre a economia brasileira, no que se diz respeito à atualidade e aos próximos meses.
O índice de Condições Atuais retraiu para 44,4 pontos em julho, onde foram consideradas as quedas de 0,7 ponto na avaliação das condições atuais e a de 4,0 pontos no relativo à economia brasileira (passando de 41,6 pontos para 37,6 pontos). Em relação às expectativas, estas caíram para 52,9 pontos (-1,1 ponto), com o recuo de 2,9 pontos para a economia brasileira.
Adaptado GlobalKem | 11 de julho de 2024